Vinte e quatro projetos ligados ao mar e à pesca dos 33 candidatos ao Programa Operacional das Pescas (Promar) na região Oeste obtiveram um milhão de euros de financiamento, anunciou no dia 22 de novembro a entidade regional gestora dos fundos.
O Grupo de Ação Costeira do Oeste, entidade que gere os fundos do programa e que funciona na Associação para o Desenvolvimento de Peniche (Adepe) revelou que está prevista a atribuição de 1,1 milhões de euros de investimento na região nos próximos dois anos.
Os projetos destinam-se a reforçar a competitividade das zonas de pesca e valorizar os seus produtos, recuperar o património associado à pesca no Oeste, instalar novas empresas dedicadas à oferta de serviços inovadores ligados à pesca e ao mar e diversificar a reestruturar as atividades económicas e equipamentos.
Entre os projetos financiados estão também uma televisão 'online' para transmissão de reportagens sobre o mar, um plano de promoção da costa marítima de Óbidos, um plano de marketing para o negócio das embarcações marítimo-turísticas, a Mostra das Rendas de Bilros de Peniche, um estabelecimento comercial de venda de pratos de peixe e marisco para fora e um centro documental e etnográfico sobre atividades existentes na região.
O Promar atribuiu três milhões de euros de financiamento ao Grupo de Ação Costeira do Oeste, que integra várias comunidades piscatórias entre Alcobaça e a Lourinhã, sendo as da Nazaré e Peniche as mais significativas.
Fonte: ACOPE com Diário de Leiria
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt